Oficina do Albie

quinta-feira, 13 de março de 2014

COM QUEM ESTÁ A SUA FELICIDADE?


Perambulando por uma rede social, vi esse post de uma amiga minha, Ediva Serrade. Eu simplesmente o achei fabuloso, como tantos outros assuntos interessantíssimos que essa estimada amiga posta. Vejam e pensem seu posicionamento em relação a "com quem está a sua felicidade!"



"Um grupo de 500 pessoas participavam de um seminário, quando de repente, o palestrante parou e decidiu fazer uma atividade em grupo. Foram então distribuídos um balão para cada pessoa.

Cada integrante foi convidado a escrever o nome em seu balão com um caneta. Em seguida, todos os balões foram recolhidos e colocados em uma outra sala.

O palestrante instruiu as pessoas que entrassem na sala onde estavam os balões e que cada um achasse o balão com o seu respectivo nome. Esta tarefa deveria ser feita em cinco minutos.

Todos procuravam desesperadamente o balão com o seu nome, empurrando-se e batendo-se uns aos outros, num caos total, sem concluírem a tarefa.

O orador então pediu que cada pessoa pegasse um balão aleatoriamente e desse para a pessoa cujo nome estava escrito. Em poucos minutos, todos estavam com o seu próprio balão.

Em seguida o orador falou: Isso está acontecendo em suas vidas. Todos estão desesperadamente procurando a felicidade ao redor, sem saber onde ela está. Nossa felicidade está na felicidade das utras pessoas. Dê-lhes a sua felicidade e você vai ter a sua própria.

E este é o propósito da vida humana... a busca da felicidade".

Autor desconhecido.
(Esse post está escrito de acordo com o original, por isso a razão de tantas palavras repetidas)



Se você foi tocado por algum pensamento em relação a como está a sua posição na construção da felicidade do outro, e em consequência disso, da sua também, sugiro que dedique um tempo do seu dia para estudar sobre a felicidade em sua vida. Esse estudo se dará através do vídeo, logo abaixo, que trás os ensinamentos das 7 Leis Espirituais do Sucesso de Deepak Chopra.






Evite estudar essas leis apenas uma vez. AS ESTUDE SEMPRE. Afinal, felicidade é algo que desejamos constantemente. 

Se esse conteúdo lhe ajudar a ser feliz, isso estará me trazendo felicidade plena.

Plenitude a todos!




Postado por Alberani da Conceição às 13:31 3 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 10 de março de 2014

SEJA EXCEPCIONAL NO QUE VOCÊ FAZ!

O título do post de hoje é bem sugestivo e causa curiosidade, confessemos. Mas o que vem a ser "ser excepcional" e ainda mais "no que se faz"? Bem, para responder essa questão e sanar nossa maravilhosa e promotora da sabedoria, a curiosidade, temos um artigo do site BRASIL POST que nos ajuda a entender como ser um funcionário bem-sucedido. 

A Oficina do Albie pergunta a você caro leitor: se a sua vida é uma empresa e você é o funcionário mais importante dela, o que você tem feito para atingir o nível de excelência e satisfatoriedade que só os funcionário bem-sucedidos alcançaram? 


Na reprodução dessa matéria apresentaremos as 10 atitudes que tais pessoas empreendem para alcançar a "felicidade" que tanto almejam. Boa leitura!

The Huffington Post Canada / De Arti Pate
Publicado: 09/03/2014

Cada escritório tem funcionários que simplesmente são mais bem-sucedidos do que os outros. Às vezes os amamo, às vezes os odiamos, mas geralmente, o que gostaríamos mesmo é ser iguais a eles.

Ter sucesso e ser produtivo não só lhe tornará mais feliz, mas também ajudará a motivar outros ao seu redor. E apesar de ficarmos irritados com aqueles colegas de trabalho que parecem sempre se dar bem, muitas vezes esse sucesso é o reflexo das características dessas pessoas.

"Houve uma época em que o sucesso era medido pelo seu título no trabalho, o tamanho da sua casa ou a marca do seu carro", diz Sheryl Connely, especialista em tendências futuras de consumo global para a Ford Motor Company no Canadá.



Sheryl Connely - consultora



" Mas aparentemente a sociedade tem distanciado-se deses símbolos tradicionais de sucesso, possibilitando expressões bem mais individualizadas de sucesso".

Connely diz que hoje em dia não importa muito quanto dinheiro você tem na conta bancária (que ainda é um dos principais fatores que definem o sucesso), mas sim o que traz orgulho ou felicidade aos funcionários, o que  fortalece a conexão entre eles e promove o sentimento de equilíbrio entre o trabalho e o resto de suas vidas.

Enquanto alguns argumentam que que não exista o equilíbrio entre o trabalho e o resto de suas vidas,  Connely diz que isso pode ser medido pelo trabalho, pelo lazer e amor ao seu trabalho a nível pessoal.

"O equilíbrio dessas três esferas fica mais fácil se lembrarmos que esse ato de malabarismo requer ajustes constantes" ela diz.

Independente de você trabalhar em tempo integral, parcial, como estagiário ou voluntário em alguma organização, demonstrar iniciativa e paixão pelo que você faz, irá ajudá-lo a longo prazo - desde conseguir uma promoção até ser contratado para um emprego de tempo integral.

Então o que coloca as pessoas bem-sucedidas em uma posição de destaque? Por que parece que tudo sempre está a favor delas? 

Clique neste link e descubra!


As 10 coisas que funcionários bem-sucedidos fazem de deferente - Parte II







Postado por Alberani da Conceição às 20:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

SEJA EXCEPCIONAL NO QUE VOCÊ FAZ - PARTE II

As 10 coisas que funcionários bem-sucedidos fazem de diferente em suas vidas segundo Sheryl Connely.

Como dissemos no link anterior, eis aqui as ações e atitudes que fazem as pessoas bem sucedidas terem a posição de destaque que elas tem:


ELAS SÃO INTROSPECTIVAS

Funcionários de sucesso sabem como ser introspectivos. Pode ser fácil ver os pontos fortes e fracos de outras pessoas co quem você trabalha,mas é sempre mais difícil criticar a nos mesmos. Se você está achando difícil descobrir como melhorar o seu desempenho profissional, peça que um amigo,  colega ou gerente faça uma avaliação sincera.

ELAS TEM MENTE ABERTA

Você pode até sentar em um cubículo fechado o dia inteiro, mas não permita que isso lhe impeça de encontrar e relacionar-se com pessoas no escritório. Funcionários de sucesso tem maior probabilidade de conversar sobre assuntos de trabalho ou de outras áreas de interesse com pessoas ao seu redor.

ELAS SÃO PROATIVAS

Isso pode parecer óbvio, mas as pessoas que se destacam em suas profissões sabem como resolver as coisas. Ao invés de apenas cumprir as tarefas corriqueiras, elas muitas vezes fazem muito mais do que lhes é pedido.

ELAS ESTÃO CIENTES DO MUNDO EXTERNO

Elas ficam por dentro não só das tendências locais relacionadas às suas carreiras, mas elas também acompanham as tendências globais. Esse fim de semana, leia ou pesquise uma revista de tendências globais na sua área.

ELAS ESTÃO SEMPRE LIGADAS

Faça uma pergunta a essas pessoas sobre alguma questão no escritório e elas responderão prontamente. Já que elas investem totalmente em sua profissões, elas conhecem tanto as vantagens quanto as desvantagens.

ELAS SÃO DEFENSORAS

Muitas vezes, as pessoas que são bem-sucedidas no escritório não defendem apenas a si mesmas,mas defendem também a outros. Elas podem oferecer conselhos sobre aumentos, benefícios ou até questões como licença maternidade ou paternidade.

ELAS SÃO AUTÊNTICAS

Elas entendem a importância de manter os gerentes e clientes felizes. Quando se trata de executar tarefas, pessoas bem-sucedidas sempre são autênticas.

ELAS SÃO APAIXONADAS

Elas amam o que fazem. Ponto. Funcionários de sucesso acordam toda manhã amando o que fazem cada vez mais. Essas pessoas não só valorizam o trabalho que fazem, mas estão cientes do quanto amam fazê-lo.

ELAS SÃO OUSADAS

Funcionários de sucesso entendem o significado de ser ousado no escritório. Para ser ousado no seu local de trabalho, tente fazer uma lista de coisas que você poderia realizar se a possibilidade de falhar não existisse e tente fazer algumas delas.

ELAS SABEM MOTIVAR OUTROS

Elas podem parecer saber de tudo e ter tudo sob controle e na maioria das vezes, elas tem. Mas elas não são apenas boas no que fazem, mas usam suas habilidades para ajudar a motivar seus colegas.


Para refletir, segue a sugestão do pequeno vídeo baseado no livro Quem Mexeu no Meu Queijo que leva o espectador a refletir sobre sua postura, suas atitudes e seu lugar no espaço, considerando se o que faz para ser merecedor de sua felicidade. Para quem nunca tomou conhecimento, vale a pena conferir.







Boas descobertas!









Postado por Alberani da Conceição às 20:12 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 6 de março de 2014

JEANS DECORADO

Retirado do site http://www.gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=5132 essa notícia vem alimentar os sonhos de muitas meninas que adoram customizar suas roupas e, porque não dizer,  os seus jeans.
Nas passarelas internacionais, as calças revestidas com adesivos, pedras, patches, estampas localizadas e outras intervenções divertidas, reaparecem de forma bem discreta e indiscreta, também.

Embora o reinado das calças justas continue inabalável, as marcas sempre incluem novas silhuetas na tentativa de variar o guarda-roupas feminino. Nos desfiles do outono-inverno 2014/15, algumas grifes mostraram na passarela calças de cortes mais amplos e decorados de maneira divertida ou para dar nova interpretação ao vintage. 


Calça boyfriend da LouisVuitton by Marc Jacobs


São variações da "boyfriend" sem nada de masculino por conta dos revestimentos escolhidos, como pompons e fitas de tule, adesivos que remetem ao mundos dos quadrinhos, patches, estampas localizadas, pedras e metais. Sobrou até para as jaquetas e saias.





















Mas o jeans divertido reapareceu de forma bem discreta com Alexandre McQueen, House of Holand, Marc Jacobs e Dondup. Enquanto  isso, o vintage revestido foi pontual na passarela de Philipp Plein, na coleção de inverno apresentada pela grife em Milão.
Depois de vermos tantas imagens inspiradoras, nada melhor do que pormos as mãos nas nossas próprias obras. O vídeo abaixo mostra como é simples o processo de customização do jeans. Peguem suas peças, sejam elas blusas, coletes, jaquetas, calças ou bolsas, o importante é criar! Beijos a todos!



Postado por Alberani da Conceição às 10:10 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 4 de março de 2014

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 5/5

Chegamos ao fim da nossa jornada. Mas para você que realmente pretende criar a sua marca, essa é apenas mais uma etapa importante para a concretização do seu sonho. Com isso, esteja bem atento como se produz uma coleção e "mãos a obra". 


Passo 5 - Planejamento de Coleção




Pesquisar materiais, criar um tema, fazer os pedidos, acertar datas de entrega com fornecedores... Planejar uma coleção vai muito além de sentar e desenhar lindos croquis (aliás, esta é a atividade menos exercida no dia a dia de um estilista) que vão se transformar em belas peças. O planejamento é uma das etapas cruciais, mas muita gente esquece que ele está atrelado a atores internos e externos da empresa, por isso quando falta organização os riscos de erros e prejuízos são enormes.

Vamos ao passo a passo correto então! Tudo começa com a pesquisa par a coleção: do tema aos tecidos, passando por aviamentos, acessórios, cartela de cores. Fazer um moodboard e escrever um pequeno texto sobre as ideias centrais ajudam bastante nesta etapa. A partir dai é começar a definir quais serão os materiais usados e a quantidade a se encomendar, assim como os modelos a se desenvolver, ou seja, qual será o tamanho da coleção. É aqui que aparecem o primeiros sinais de desperdício, pois fazer pedidos sem ter a noção exata de quanto será usado é um perigo! Outro ponto fundamental: focar no aproveitamento máximo dos materiais. 

Muitas vezes, após o corte dos tecidos, as sobras vão inteiramente para o lixo quando poderiam ser transformadas em outras peças. Geralmente, o chefe de produção se encarrega de não deixar esses desperdícios acontecerem. 

Mas se não dá ainda para pagar  o salário dele, vá para a mesa de corte e só autorize a primeira tesourada depois de ter a certeza que as sobras serão mínimas.

Paralelamente a isso, é muito importante pensar no mix de produtos oferecidos para maximizar o consumo. Por exemplo, uma determinada estampa pode vender mais se aparecer em diferentes peças (vestido, blusa, saia, top...) e estiver coordenada com cores que combinem entre si (calça lisa + top estampado ou saia estampada + blusa lisa). A estratégia é sempre oferecer "famílias" de produtos para o cliente e deixá-lo com mais opções de compras. Outra dica preciosa: criar produtos-chave, mais conhecidos como "bate-caixa", e que vão ajudar bastante no faturamento. Eles devem ter um custo baixo de produção, podem estar presentes em todas as coleções e subsidiar várias outras peças mais elaboradas.

Por fim, tenha sempre um calendário hiper organizado e trabalhe com ele de duas formas: pensando nos prazos de entrega e distribuição, e nas datas comemorativa (Dia das Mães, Namorados, Natal, etc.) O primeiro item está diretamente ligado ao lançamento da coleção e ao período de liquidações. Lembre-se que para determiná-los é preciso ter estoque em dia e nenhum atraso nas entregas. Já o segundo merece atenção por se tratar de eventos que requerem ações extras e/ou produtos especiais, e gerarem um volume maior de vendas. Pense em tudo isso com cuidado e não caia na tentação de "liquidar porque estão todos liquidando" ou antecipar um lançamento só porque "todos já lançaram". Acredite respeitar seu planejamento vale muito mais para a saúde do negócio do que agir como "maria-vai-com-as-outras".

 O presente link: 
http://www.youtube.com/watch?v=EgPqg2t62wc é uma explicação das etapas e de como funciona o desenvolvimento de uma coleção. 

E este vídeo é um exemplo de como se elabora a primeira parte do planejamento de uma coleção.




Eis aqui as outras etapas: 
Passo 1: o início de tudo
Passo 2: o formato do negócio
Passo 3: plano de negócios
Passo 4: a produção


 Bom trabalho a todos! 








Postado por Alberani da Conceição às 17:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 4/5

Olá meus amigos, como vocês estão? Já avançamos bastante em relação aos estudos de como elaborarmos uma marca de moda. Estamos além da metade dos nossos estudos acerca do tema. Então passemos a etapa  4 na qual  trabalharemos com o tema Produção. 


Passo 4: A Produção

















O primeiro passo é saber precificar. Pense em uma camiseta, por exemplo. Seu custo inicial engloba o tecido, os aviamentos, a etiqueta, talvez o silk ou uma estampa, os impostos e a mão de obra da costureira. Um cálculo aparentemente simples, mas que nem sempre vai gerar o preço final. Custos como luz, maquinário, encargos trabalhistas, alugueis de lojas e até a verba do marketing também costumam ser embutidos e diluídos no valor de uma única peça, sabia? É por isso que esta conta envolve uma série de fatores que vão muito além do valor da matéria-prima. Um erro aqui pode comprometer seriamente o futuro de uma empresa, ainda mais para quem está começando.

Depois de entender a dinâmica desta conta, é hora de selecionar fornecedores e fazer encomendas. Lembre-se que o tipo e a qualidade dos materiais que você vai trabalhar estão diretamente ligados ao posicionamento do negócio. Não adianta querer ter o tecido mais nobre se isso implica em um custo final muito acima do que seu público-alvo estará disposto a pagar. Malhas, em geral, são mais baratas do que tecidos planos, assim como o "couro" ecológico custa menos do que o couro real. Antes de bater o martelo, pesquise bastante até encontrar os produtos que mais se adequem às suas necessidades. Com a decisão tomada, é hora de fazer os pedidos dos rolos de tecido, o material para os acessórios os modelos de roupas, etc. Novamente, é fundamental calcular a quantidade com muita precisão. Para quem não tem experiência, recomendo muito contratar uma consultoria especializada, pelo menos durante os primeiros meses. Um consultor pode orientar sobre precificação e ensinar a montar orçamento para a compra de materiais de acordo com o porte da sua marca. Por mais monótona que esta etapa possa ser, dedique bastante tempo e paciência para ela. Pode ter certeza que a recompensa por horas diante de planilhas e calculadoras "vale muito a pena".

Para se ter uma ideia de como funciona o planejamento de produção,veremos a seguir um vídeo que trata do planejamento com um software próprio de de graça no mercado. Quem nos conduzirá será o Flávio de Almeida. Bons estudos e lembrem-se de fazer as suas anotações!






Eis aqui as outras etapas: 
Passo 1: o início de tudo
Passo 2: o formato do negócio
Passo 3: plano de negócios
Passo 5: planejamento de coleção




Postado por Alberani da Conceição às 16:21 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 3/5

Olá pessoal, estamos aqui mais uma vez para dar continuidade aos nossos estudos de Como Criar uma Marca de Moda. Entramos agora no nosso terceiro post e com ele teremos o assunto Plano de Negócios. 


Passo 3: Plano de Negócios




    Muita gente tem arrepios ao ouvir fala em Plano de Negócios por achar que fazer um é uma das coisas mais complicadas desta vida. Não é não! Além de funcionar como um direcionamento para a empresa, ele é fundamental caso você precise buscar um empréstimo bancário ou vá arás de investidores. Se este ainda não é o seu objetivo, foque em registrar nele a descrição do seu negócio, missão, visão, valores e a lista do que é preciso para começar (do custo do aluguel da sala ao maquinário e salários de empregados, incluindo a sua retirada mensal).
Comece pelo mais simples:

A Descrição do Negócio: de forma bem resumida e objetiva, escreva sobre sua marca. Quanto mais conciso, melhor.

Missão: o que a empresa se propõe a fazer e para quem?

Visão: o que a marca almeja, ou seja, aonde ela quer chegar?

Valores: quais são os princípios ou crenças que definem a marca e a atitude de todos que estejam envolvidos com ela?

Depois dessa etapas, vem a parte que requer dados e análises numéricas, que pode ser feita com a ajuda de um profissional especializado.
Faça tudo com calma e lembre-se como é importante ter uma visão muito clara sobre as metas traçadas no plano de negócios e nunca perdê-las de vista!

OBS 01: os cursos do EMPRETEC oferecidos pelo Sebrae são uma ótima oportunidade ara quem deseja ser empreendedor. Vale a pena dar uma olhada.

OBS 02: paralelamente ao plano, você pode criar um moodboard com imagens de referência que traduzam as suas aspirações. Tudo que achar que compõe o universo da marca pode ser usado e transformado em um painel ou mesmo um boar do Pinterest, que vai ser fonte constante de inspirações! 

OBS 03: se a marca já tiver o nome e um logo, que tal aproveitar para iniciar o processo de registro no INPI? Dá para fazer tudo online pelo site da instituição e o processo é muito mais simples do que parece. E para este tópico vai como dica de vídeo este abaixo, onde o professor Robson Dias te guiará na formação do seu plano. Bons estudos!


Eis aqui as outras etapas: 

Passo 1: o início de tudo
Passo 2: o formato do negócio
Passo 4: a produção
Passo 5: planejamento de coleção






Postado por Alberani da Conceição às 15:38 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 2/5

Olá esse é o segundo post sobre o estudo de Como criar a sua própria marca. Vamos lá!

Passo 2: O Formato do Negócio



 No post anterior falamos sobre os passos iniciais para quem quer abrir uma marca de moda, agora é hora de discutir o formato que ela terá, ou seja, como você pretende vendê-la? Na sua própria loja física? Apenas por atacado? Via e-commerce? O investimento para cada um desses tipos de canais vai interferir diretamente no seu orçamento inicial. E a produção, como vai funcionar? Internamente ou terceirizada? Quando se produz da empresa, os custos costumam ser menores e os erros podem ser consertados mais facilmente, porém, nem sempre  investimento em espaço e pessoal vale a pena. Neste caso, terceirizar a compra, contratar facções ou costureiras pode ser a melhor solução. Depois de resolver este capítulo, é hora de pensar sobre os canais de venda.
Quando falamos em ter a própria marca normalmente pensamos também em ter uma loja. Só que nem sempre as duas coisas são viáveis ao mesmo tempo. Uma loja física envolve custos puxados como aluguel do ponto e salário de vendedores, além da renovação constante do estoque. Se o seu capital inicial é pequeno, talvez uma boa forma de começar seja vendendo em feiras itinerantes, como a Babilônia  Feira Hype, O Mercado , ou O Cluster .  Outra possibilidade é começar com o atacado. Porém, pense que o que for encomendado só vai ser pago em três meses, em média, então você vai precisar de muito planejamento para arcar com os custos durante este período. Investir na participação de feiras também pode ser um bom caminho para fazer contatos e conhecer compradores. Os APLs de vários estados costumam montar stands nos principais eventos a um custo bem camarada.
E, claro, não dá para ignorar a força da internet. Sabia que no ano passado roupas e acessórios foram os itens mais vendidos online? Isso significa que as pessoas perderam o medo de comprar sem experimentar! Montar uma loja virtual é relativamente simples, já que as plataformas de e-commerce já vem prontas, basta customizar de acordo com as suas necessidades. Porem, pense nos detalhes do ambiente online da mesma forma que pensaria no espaço físico: a ambientação (layout do site) deve ser atrativa e de fácil navegação. A política de entregas e devolução deve ser atrativa bem claras e também deve facilitar a vida dos consumidores; a divulgação via redes sociais e newsletter devem ser constante e muito bem planejada!
Se você tem dúvidas sobre qual(is) formato(s) adotar, faça uma boa pesquisa de mercado, converse com profissionais, faça workshops e cursos na área, levante custos detalhados e só depois bata o martelo pois a sua escolha vai ter influência direta  em todo o cronograma de produção.
O vídeo seguinte é do programa Alma do Negócio. Ele trás explicações acerca do modelo Canvas e como utilizá-lo para desenvolver os seus negócios com inovação.  Atentem-se às explicações de Marcelo Pimenta e bons estudos! 



Eis aqui as outras etapas: 
Passo 1:o início de tudo
Passo 3: plano de negócios
Passo 4: a produção
Passo 5: planejamento de coleção
Postado por Alberani da Conceição às 15:03 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

COMO CRIAR UM MARCA - parte 1/5

Olá galera, tudo bem com vocês? Pois bem, estou aqui mais uma vez para apresentar a todos uma série de cincos posts indicando os passos para se poder criar uma marca. A todos que forem interessados, teremos cinco temas a serem desenvolvidos para se ter o bom encaminhamento da criação da sua marca. E antes de apresentarmos o passo número um, quero agradecer ao blog Modalogia por ter produzido esse trabalho tão maravilhoso que estou reproduzindo aqui para vocês. A quem interessar esse é o link do blog: http://www.modalogia.com/2014/02/25/como-criar-uma-marca-passo-5-planejamento-de-colecao/


Passo 1: O Início de Tudo





Você decidiu abrir sua marca. Pode ser um sonho de infância, uma ideia que surgiu aos poucos ou uma daquelas oportunidades para dar um novo rumo á carreira. O importante é estar muito seguro desta decisão pois estamos falando de um dos mercados mais competitivos e complexos que existem. Nunca esqueço de uma entrevista do Tom Ford em que ele falou que até a indústria de Hollywood é mais simples de lidar do que a da moda! E ele é um dos estilista mais admirados do planeta!!!
O glamour da moda engana. E muito. Mas a esta altura, você já deve saber e apesar disso não se intimidou. Ótimo! Então, vamos às dicas práticas:

O Básico: ter experiência no mercado antes de abrir um negócio. Primeiro porque faz a gente entender como as coisas funcionam na realidade (por exemplo, na faculdade ou na universidade, você perdeu horas e horas aprimorando o traço do seu croqui em Desenho de Moda I, II, II... mas na verdade, o que você menos faz como estilista é desenhar artisticamente, pois o desenho técnico é o que importa para as modelistas e costureiras confeccionarem a peça) e, em segundo lugar, porque você vai ter uma lista de contatos preciosa, que provavelmente vai ser muito usada.

O Negócio:  associe-se a alguém com habilidade complementares às suas: você é muito criativa (o), tem ideias o tempo inteiro e ama ficar imersa (o) nos tecidos e aviamentos? Porém, ter um negócio significa lidar com planilhas financeiras, prazos, pagamentos, contadores, negociar com clientes... Por isso é importante ter um sócio que se dedique exclusivamente à parte administrativa. Se sociedade não está nos planos, contrate um gerente administrativo para cuidar desta parte, ou pelo menos um consultor na área. Mesmo que você se proponha a acumular funções, não caia na armadilha de tentar dar conta de tudo!

O Capital: você precisa de dinheiro não só para iniciar o negócio mas também para mantê-lo por algum tempo, então faça esse cálculo com muito cuidado. Levante o valor mínimo necessário para as despesas fixas, para a compra de materiais, para o salário dos funcionários e dos sócios por pelo menos seis meses. Foque nesta quantia e considere adiar o lançamento caso não tenha isso em mãos ainda.

O Diferencial: por que você quer lançar uma marca e o que ela vai oferecer de diferente? Não é fácil responder a essas perguntas, então pense bastante nas razões que te levaram a abrir o próprio negócio e na carência de alguns nichos do mercado. Procure sempre oportunidades para se diferenciar e fuja "com todas as forças" de ser mais um que oferece o mesmo.
No próximo post falaremos sobre produção e formatos de negócios (marca própria, varejo, atacado, e-commerce...).

Por último, vai aqui um vídeo com o mesmo tema. Trata-se de uma palestra ministrada por Leonardo Ferreira do Ferreira Studios que foca a criação de uma marca de um produto inespecífico. Selecione as dicas que mais forem satisfatórias para o tema moda. Portanto, desejo um bom estudo a todos!



Eis aqui as outras etapas: 
Passo 2: o formato do negócio
Passo 3: plano de negócios
Passo 4: a produção
Passo 5: planejamento de coleção



Postado por Alberani da Conceição às 14:06 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

COMO COSTURAR

O post de hoje é para aqueles que desejam aprender a costurar. Temos aqui um vídeo que ensina o passo a passo de como costurar peças simples numa máquina caseira ou doméstica. Um vez que treinar esse tipo de costura, e treinar bem (que significa treinar muito), obteremos um resultado satisfatório com o que você deseja alcançar como resultado dos trabalhos que desejas produzir.
Esse será o primeiro dos vídeos seguintes que indicarão outros formatos e tipos de costura. Então, comecemos por esse. Boa costura.




Postado por Alberani da Conceição às 12:58 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Alberani da Conceição
Atualmente estudando Design de Moda pela UTFPR- Campus Apucarana/PR o blogueiro já é formado em Filosofia pela UFRN - Campus Central em Natal /RN, e é amante de cultura erudita e popular. Já trabalhou no Teatro como Figurinista, Aderecista, Cenógrafo, Ator, Corretor de textos, Maquiador artístico, Roupeiro e, por último, Roteirista. Busca inspiração para o seu trabalho nas Belas Artes e nas artes práticas. Ama a vida e por assim ser, se entrega intensamente a cada traço, contorno, textura e cor que os trabalhos lhes desafiam. Para tanto, sejam bem-vindos a Oficina do Albie e se encantem com artesanato, dicas, comentários e resenhas de filmes. Que esta oficina contribua com qualidade de vida para você!
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2016 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2015 (7)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (4)
    • ►  janeiro (1)
  • ▼  2014 (43)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (8)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (3)
    • ▼  março (10)
      • COM QUEM ESTÁ A SUA FELICIDADE?
      • SEJA EXCEPCIONAL NO QUE VOCÊ FAZ!
      • SEJA EXCEPCIONAL NO QUE VOCÊ FAZ - PARTE II
      • JEANS DECORADO
      • COMO CRIAR UMA MARCA - parte 5/5
      • COMO CRIAR UMA MARCA - parte 4/5
      • COMO CRIAR UMA MARCA - parte 3/5
      • COMO CRIAR UMA MARCA - parte 2/5
      • COMO CRIAR UM MARCA - parte 1/5
      • COMO COSTURAR
  • ►  2013 (8)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (2)
Tema Viagem. Imagens de tema por enjoynz. Tecnologia do Blogger.