UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO a seguir:
Cito ainda o grande e admirável estadista, humanitário e Nobel de 1993, Nelson Mandela, confinado por 27 anos de sua vida em prisões por lutar contra a opressão geradora da diferença racial que seu povo sofria na África do Sul. Todos os dias ele alimentava a sua esperança de estar fora da prisão e com isso fazer o melhor para ele e para o seu povo, e ele o fez. Ele ACESSOU campos mentais que só foi possível pela insistência e educação que se propôs. Ele QUIS. Para saber mais a respeito dessa sumidade, é só assistir ao documentário MANDELA: O HOMEM POR TRÁS DA LENDA.
Desejo que meu sobrinho compreenda que ele também tem razão, mas a questão vai além do que ele pensa. Espero que você leitor também pense assim, que a questão vai além do que pensamos, do que aparenta ser. Que o seu corpo seja uma dimensão transponível, que a exemplo de Hawking você possa transgredir essa dimensão e através do ACESSO ao conhecimento e a educação sua vida progrida, ultrapasse as fronteiras que por você foram delimitadas. Que esse estágio de marasmo seja superado com leitura e conhecimento, que a partir daí você faça a diferença, pelo menos para si mesmo. Desejo ainda que todos aqueles na condição de “famintos” e “sedentos”, possam suprir suas necessidades abastecendo-se de conhecimento formal, e que esse “prato feito” dê sustância e superação. Que sua atual condição se torne nada mais que um perfil de sua própria história facilmente deixada para trás, porém relembrada com muito orgulho pelo estágio vencido. Nesse dia dos pais, ao se propor em presenteá-los, pense em algo mais que um presente material que se degrada com o tempo, que seja dado um verdadeiro “tesouro da alma”. Pais, deem aos seus filhos o ACESSO aos campos da liberdade, eles merecem. Ensine-os a QUERER. Se você os agracia com essa “chave” certamente será o presente que eles também te darão nesse dia e em todos os dias vindouros da sua vida. Sei e entendo que meu sobrinho, assim como qualquer outro que se encontra nessa dimensão de achar que é apenas material a questão da vida, amadurecerá. Mas para aqueles que no momento atual entendem o que vem a ser esses QUERER e ACESSO aos quais falo aqui, parafraseando Neil Armstrong, é mais do que um pequeno passo para um homem, é um salto gigantesco de benesses para a humanidade. Feliz Dia dos Pais.
![]() |
Questões de acesso vão muito além do que podemos imaginar. O querer e o poder nem sempre são consequência um do outro, mas digo uma coisa: temos que ser inconformados se quisermos sair da redoma de vida que levamos, caso ela nos incomode! Porém, não só inconformados, mas também dispostos e atrevidos a agir, pois nem sempre a coragem é nossa companheira, o que não deve nos impedir de seguir a diante!
ResponderExcluirGostei do seu depoimento Priscila, pois acredito também que quando agimos, saímos da "paralisia social" e mudamos o mundo ao nosso redor. Que vençamos sempre a covardia que nos impede tantas vezes de agir. Obrigado pela atenção!
Excluir