quinta-feira, 24 de abril de 2014

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA BRIEFING, COACHING E FEEDBACK? DESCUBRA AGORA!

Esse artigo foi retirado do seguinte site: http://mdemulher.abril.com.br/carreira-dinheiro/reportagem/carreira/significa-briefing-coaching-feedback-descubra-619972.shtml O texto apresentado nesse post foi transcrito na íntegra. Apenas teve como modificação a fotografia e acrescentado o vídeo).

Conheça quais  são as palavras em inglês mais usadas no ambiente de trabalho e entenda quando elas são usadas.


Algumas palavras já são comumente usadas no dia a dia. è sempre bom se atualizar!
Fonte da imagem: http://www.inglesnosupermercado.com.br/estrangeirismo-palavras-inglesas-desnecessarias-na-hora-de-falar-portugues/


Em muitas  áreas, o uso de palavras e expressões em inglês é considerado uma ferramenta de trabalho. No negócio, por exemplo, dominar os "jargões" na hora das reuniões é uma supervantagem. Pensando nisto, pedimos ajuda a diretora executiva Eliana Dutra e separamos as palavras em inglês mais usadas no ambiente de trabalho. Confira:

Briefing: expressão muito usada por profissionais de marketing, significa "breve resumo". São as instruções para que você faça o trabalho solicitado. Muito usada em situações como: "vou lhe passar o briefing do projeto". Pronúncia: brifin.

Coaching: conversa que pode funcionar como treinamento, desenvolvendo habilidade e competências no profissional. Pronúncia: côutin.

Dead-line: é o prazo final para entregar um trabalho, relatório ou projeto. "Preciso com urgência desse documento. Seu dead-line é quinta feira, às 9 h". Pronúncia: dédiláine.

E-learnig: aprendizado por meio de cursos ou programas na internet. Hoje, muitas empresas trocam o profissional designado para treinar funcionários por um e-learning sobre a firma. Pronúncia: ilãrnin.

Expertise: é o conhecimento especializado em um assunto.Por exemplo: "Sua maior expertise são as tabelas em Excel". Pronúncia: equispertize.

Feedback: em algumas empresas, virou sinônimo de "puxão de orelha", mas não é isso. Trata-se de uma conversa entre chefe e funcionário sobre desempenho. Pode ser positivo ("Você superou as metas este mês") ou corretivo ("Notamos seus atrasos este mês"). Também pode ser usado como "resposta após análise". Exemplo: "Quero o feedback do relatório, hein?". Pronúncia: fidibéqui.

Follow-up:  quer dizer acompanhamento. Um gerente faz o follow-up de sua equipe, ou seja, acompanha o desempenho e atividades desenvolvidas pelo grupo. Pronúncia: fólou-api.

Networking: rede de relacionamentos profissionais. São  as pessoas que você conhece em decorrência do trabalho e que, mais à frente, poderão ajudá-la numa recolocação ou mudança de emprego. Pronúncia: nétiuorquin.

Newsletter: espécie de carta ou jornal  divulgado pela internet. Empresas podem mandar newsletters por e-mail para clientes, com lançamentos da marca, ou para funcionários, com novidade da firma. Pronúncia: niuslerer.

Standby: ficar de standby significa estar de plantão para atender a uma possível necessidade da empresa. Exemplo: a aeromoça fica de standby para o caso de a colega faltar. Ou seja, fica em casa sabendo que pode ser chamada a qualquer momento para trabalhar. Pronúncia: istandibai.

E agora? Se alguém disser essa frase: "O dead-line para o briefing é amanhã, fique de satndby para o feedback". Você vai entender?


O estrangeirismo tem se infiltrado de tal maneira no dia a dia do brasileiro que foi motivo de inspiração para o "Samba do Aproach" de Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho. Curtam!









sábado, 12 de abril de 2014

DE REPENTE TUDO FICOU FEIO?!

Mas o que é feio? É o moral? É o visual? É o etéreo?  Há alguns dias uma sensação vem me consumindo e sem conseguir identificar exatamente do que se tratava, apenas observava e observava mais ainda tudo ao meu redor. A que conclusão cheguei com minhas observações: uma das questões que mais nos atormenta, é conflito entre o belo e o feio. Como seres educados, pelo menos, na cultura diversa, que é a brasileira, acredito que esse conflito tem raízes culturais/históricas. Essa questão é tão intrínseca ao nosso dia a dia que muitas vezes me deparo com situações do tipo,  quando não se tem um argumento para julgar algo ou alguém, o da beleza ou ausência dela é o que punge. Trago a tona essa questão tão banalizada no mundo da moda que finda por transitar entre o subjetivo e o objetivo. Parece-me que as dimensões do nosso viver estão baseadas na ditadura da beleza em que nem mesmo os "belos" conseguem sustentar. Digo isso pois cada vez mais engrossam as estatísticas de pessoas que morrem em nome do corpo escultural e do mito da juventude eterna. São dietas escravizantes e limitadoras de vida. 

Parecem questões tão simples, tão óbvias, porém, praticamente toda indústria e mercado estão assentadas nesse ditame. Vai parecer contradição se eu falar que na natureza natural os elementos belos são os mais saudáveis, são os que dão condições a perpetuação das espécies. Então, partindo desse princípio, o que dizer do que é feio? O que fazer com o que é feio? Não sei se os estimados leitores desse blog concordam em tudo o que acima foi dito, mas aqui é apenas um campo de debate (assim desejo), um campo em que os argumentos são lançados para que haja discussão, para que haja reflexão, para que haja construção do pensamento. Convido a vocês, preciosos leitores, a contribuírem com este debate, onde o feio e o belo confrontam-se no nosso dia a dia, nas nossas relações de trabalho, de amizade, de relacionamentos amorosos, nas nossas próprias relações pessoais. Respondam, a beleza nos guia? ou é o asco, medo ou refúgio da feiura que nos impulsionam a construir essa natureza artificial que ora nos encontramos?


Vou deixar minha contribuição primeira: 



Ouvi a história de Elza Soares a pouco tempo. Nessa história, ela chegou a um concurso de calouros de Ary Barroso e todos se assustaram com a ausência de beldade daquela então menina. Riram dela, e o próprio Ary Barroso perguntou a ela: De onde vem esse ser? No mesmo momento, sem titubear, Elza respondeu serena  a pergunta que lhe fizeram. - Vim do mesmo planeta que você veio, do PLANETA FOME. Com isso, ganhou o silêncio do dono do programa de calouros e mostrou o que contrastava com sua fealdade. Afinada e de uma voz única, encantou a todos com suas sutileza e rouquidão ao cantar. A plateia que antes rira da aspirante à cantora, estava toda em lágrimas diante de tamanha raridade. O Ary Barroso, se volta para o público e diz: - Vocês acabaram de presenciar o nascimento de uma ESTRELA. Elza acreditou. Seu sonho e sua vida se concretizaram. 

Hoje me peguei vendo o vídeo em que Suzan Boyle se apresentou pela primeira vez no Britain's Got Talent. 





Como me pareceu ela ser uma Elza Soares do século XXI. Ela se apresentou humildemente. Ao entrar no palco, foi  como se todos rissem daquela mulher velha, desempregada e desprovida de atrativos físicos como confirmação das regras estéticas da atualidade. Mas, mais uma vez, a beleza interior surpreendeu. Cito aqui que durante a breve entrevista que os jurados fizeram antes da candidata cantar, revelou que a mesma se inspirava na cantora Elaine Paige e que desejava a partir daquela apresentação ser uma cantora profissional.

Para minha alegria encontro esse vídeo, confiram por favor! 



Como vocês viram, Susan Boyle não só cantou com a sua ídola, mas personificou a cantora profissional que tanto desejou.

Se você está percebendo que alguém está rindo de suas atividades, de suas ações, avalie-se! 

Tais quais os dois exemplos citados acima, é possível e provável que a beleza que você guarda dentro de si supere toda a feiura do julgamento que possivelmente estejam a te fazer. No jogo do feio e do belo, deve-se procurar onde fica o lugar de cada um. E nem sempre significa que o pior ou o desagradável esteja dentro de você, se de repente é essa ideia que lhe ocorre atualmente.

Saiba que quando você deseja e mentaliza estar onde aspira, certamente o universo criará as condições favoráveis para você viver a situação mentalizada. Se a beleza te sufoca por parecer distante e a feiura te maltrata por parecer tão perto, encontre a sua natureza natural. Ela está em algum lugar dentro de você. E vai te encaminhar para  a sua verdadeira realização, para o seu sucesso pessoal. 

Demos continuidade a esse debate!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

TECNOLOGIA NO VESTUÁRIO: excitação e transparência

Esse post foi produzido por Maurício Grego e encontra-se no seguinte endereço eletrônico: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/roupa-high-tech-fica-transparente-numa-pessoa-excitada

Uma empresa holandesa criou uma roupa que fica transparente  quando se aceleram os batimentos cardíacos da pessoa que usa. 



A empresa holandesa Studio Roosegaarde resolveu radicalizar o conceito de tecnologia para vestir. Ela criou uma roupa que se torna transparente quando a pessoa que usa fica excitada. A Roosegarde diz, em seu site, que o objetivo desse projeto experimental é "explorar a relação entre intimidade e tecnologia". A roupa, de aspecto futurista, chama-se Intimacy 2.0. É feita de uma combinação de couro com um material chamado "smart e-foil".

Segundo a descrição da empresa, esse material flexível pode ter sua transparência ajustada eletricamente, mais ou menos como acontece com um painel de cristal líquido.

Os projetistas da Intimacy 2.0 incorporaram, a ela, um sensor de batimentos cardíacos e um controlador. Quanto maior a pulsação da pessoa que está usando a roupa, mais transparente ela se torna.

Para que serve isso? Não para andar na rua, é claro. A ideia parece ser que ela seja usada em brincadeiras eróticas entre casais. Mas a roupa não está, por enquanto, à venda. É mais um projeto experimental.

Vale notar que há outros fatores, além da excitação sexual, que podem elevar o ritmo dos batimentos cardíacos. Se a pessoa que usa a Intimacy 2.0 fizer algum esforço físico, por exemplo, o e-foil tenderá a se tornar transparente.

A Roosegarde criou duas versões dessa roupa, combinando e-foil com couro branco e preto, respectivamente. A empresa ainda diz que está selecionando estilistas para desenhar a próxima versão, a Intimacy 3.0.

 O vídeo abaixo mostra a Intimacy 2. ficando transparente.





Neste outro vídeo pode-se assistir uma apresentação do Daan  Roosegaarde diretor criativo do Studio Roosegaarde a repeito do funcionamento dos "e-textiles" na forma de uma roupa feminina.




Desejo que tenham todos gostado do conteúdo do post. Até breve!
.