E o Brasil segue em sua campanha rumo a mais um título mundial no campeonato de futebol mais importante do planeta. Entre tantas controvérsias à respeito das atrocidades ou benesses que a copa trás para os lugares onde ela se instala, nesta última copa, há benefícios. Pelo menos no setor têxtil, sim. Mais do que qualquer transformação em mobilidade urbana ou de qualquer outro setor de infraestrutura das host cities, um que é bem visível e que acaba por se diluir posteriormente em meio ao público que a prestigia, é o vestuário dos jogadores. De repente você se pergunta "Como?". Pois bem, o post de hoje foi feito para esclarecer esse assunto.
http://www.lancenet.com.br/fotos/Hulck-brasileira-Foto-Ari-FerreiraLANCEPress_LANIMA20140610_0346_51.jpg
Pelo menos duas grandes mudanças as quais os telespectadores vem percebendo em relação aos uniformes que os jogadores tem desfilado nos campos das 12 cidades-sede são os calções maiores e as camisetas mais justas. Visualmente seria basicamente isso, porém, as empresas encarregadas em desenvolver a "armadura" desses guerreiros da atualidade, imbuíram suas peças de muita tecnologia para proporcionar um desempenho mais satisfatório e rentável no campeonato
.
Pelo menos para a maioria das seleções que tiveram seus uniformes feitos pelas marcas Adidas, Puma e Nike, a opinião pública, inclusive a infantil, assim como de jogadores de todos os níveis, foi importante no momento do design das peças. Mas, o que causou o burburinho foram as informações sobre a tecnologia empregada nessas roupas.
De acordo com o site da revista Exame, "a Puma, que lançou conjuntos de oito equipes, desenhou a coleção com o novo sistema PWR ACTV, que usa as técnicas de fita atlética e de compressão dentro do tecido. A ideia é que a roupa faça "micro massagens" em pontos estratégicos da pele, ajudando na performance, velocidade e ativação dos músculos.nas axilas; malhas foram inseridas para facilitar os movimentos e deixar a pele respirar.
Camisas da Puma:
Suiça
Argélia
Camarões
Chile
Costa do Marfim
Itália
Uruguai
Gana
A Adidas também se preocupou com a ventilação, além da beleza dos uniformes. A tecnologia usada se chama ADIZERO e criou os mais leves tecidos já fabricados pela empresa. Os calções também receberam atenção especial, ao serem feitos com um material que tem melhor desempenho no arejamento da área do corpo.
Camisas da Adidas:
Alemanha
Argentina
Bósnia e Herzegovina
Colômbia
Espanha
Japão
México
Nigéria
Rússia
Camisas da Nike:
França
Grécia
Holanda
Portugal
Austrália
Brasil
Corea do Sul
Croácia
EUA
Inglaterra
Camisa da Burrda:
Bélgica
Camisa da Joma:
Honduras
Camisa da Marathon:
Equador
Camisa da Lotto:
Costa Rica
Camisa da Uhisport:
Irã
Com a responsabilidade de fazer o traje da seleção anfitriã, a Nike, por sua vez, não deixou por menos.
Para o uniforme da seleção brasileira de 2014, foram feitos estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior tensão durante os jogos, decorrente da força que os atletas fazem.
Segundo a marca, as partes das roupas que cobrem essas regiões (principalmente peito, ombros e pernas) receberam mais resistência e elasticidade, para aumentar a mobilidade e conforto.
A camisa do Brasil também trás a tecnologia Dri-Fit, que extrai suor do corpo, evaporando mais rápido, e as áreas de maior aquecimento são cobertas por tecido de maior ventilação, com furos cortados a laser desde as axilas até o quadril.
E como fazer tudo isso para jogadores de diferentes portes? Para garantir que o modelo Slim-Fit (mais justo ao corpo) sirva de Neymar a Hulk, os designers da marca usaram tecnologia 3-D de escaneamento corporal, fazendo uma leitura completa da anatomia corporal de cada um".
Eis a explicação sobre o Body Scanner e suas aplicações:
Numa entrevista dada ao Blog LP (Lilian Pacce), o vice-presidente de design da Nike, Martin Lotti, sobre o lançamento do kit para o Brasil e da tecnologia que foi aplicada na vestimenta dos jogadores. Disse ele que: "Criar o kit pro Brasil numa Copa sediada aqui é nosso grande sonho desde que a Nike começou a patrocinar a seleção, há 20 anos". Esse Kit é composto pela camisa, short e meia e começou a ser produzido há 3 anos: "Começamos com o desenvolvimento de tecidos, que exige tempo. É um tipo de tecido que tem o toque de algodão, mas tem os benefícios do sintético, pra unir o melhor dos dois mundos".
ENTENDENDO O UNIFORME DA SELEÇÃO BRASILEIRA 2014
Além do que já foi exposto acima acerca da roupa que veste a seleção Brasileira, Martin Lotti deu mais declarações ao Blog LP. Disse ele que: "Quando falamos com os jogadores, eles falaram duas coisas: uma foi 'o amarelo é tudo', e a segunda foi 'o escudo é tudo'.
Então adicionamos o dourado no escudo, que literalmente os eleva a heróis. Não é nada muito trabalhado neste aspecto do design, ele é contido - pra valorizar a cor e o escudo. Eu chamo isto de simplicidade complexa. Simplicidade de longe, e quando você chega perto, descobre os detalhes: as texturas, estrutura, os detalhes criados por Bruno Big".
Este, "preparou duas surpresas no avesso da camisa: na altura da nuca, um desenho estilizado de um canário, uma homenagem à seleção canarinho; e o verso do escudo é bordado com a frase "Nascido para jogar futebol". "E é no avesso que dá para entender melhor a engenharia de ventilação pra manter a temperatura corporal. Além do Dri-Fit, existem furos à laser da axila até o quadril. O tecido é uma mescla de algodão com poliéster reciclado; cada camisa tem o equivalente a 18 garrafas PET (Poli(Tereflalato de Etileno) é um poliéster, polímero termoplástico
).
Quanto as bermudas, Lotti falou a mudança de short para o atual modelo. "Foi uma questão de estilo. Os jogadores pediam shorts cada vez mais longos, bermuda mesmo. E também por conta da proteção. Você pode observar que as meias, por exemplo, são usadas acima dos joelhos, cada vez mais fechando mais a perna. Mas pra essas bermudas funcionarem melhor nós as deixamos mais ajustadas, se adaptando bastante ao corpo, pra seguir os movimentos dos jogadores, sempre protegendo também".
Você chegou até aqui e não conseguiu a resposta para o "Como?" do início do post? ... Vou parar de te torturar. É simples, toda essa tecnologia aplicada para o conforto e melhor desempenho dos atletas são todos aplicados nas roupas que futuramente estaremos vestindo, ou mesmo na forma como elas vão ser feitas, como o uso do Body Scanner que já é uma realidade. As roupas inteligentes como são chamadas trazem vantagens não só para a saúde de quem as usa, como também são práticas de vestir, bonitas e duráveis. Simples não?! Fiquem atentos ao nosso próximo post, garantimos que ele lhe será de valor positivo para o seu crescimento intelectual!
Curtam o vídeo promocional da camisa da seleção brasileira. E vamos torcer pela vitória desse time, já que a copa é uma realidade dentre tantas mazelas sociais!
Abraço forte para todos!
Fontes:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/o-design-por-tras-dos-uniformes-das-selecoes-da-copa-de-2014 http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/o-design-por-tras-dos-uniformes-das-selecoes-da-copa-de-2014
http://www.esporteweb.com/uniformes/nova-camisa-da-selecao-brasileira-nike-2014.html#.U6kGMJRdXoE
Nenhum comentário:
Postar um comentário