Quando resolvi adentrar ao mundo da moda, alguns detalhes do mesmo me causaram curiosidade, medo e encantamento.
A curiosidade decorria de detalhes que ao longo do tempo eu ia tomando conhecimento: como apenas duas linhas, tão finas e delicadas, tinham tamanha força juntas para darem sustentação a tecidos quando unidos?
O medo decorria da inexperiência em unir as partes dos tecidos. De achar que não seria capaz de criar e dar condições de que alguém fosse vestido e assim que o próprio se sentisse bem e seguro.
O encantamento se deu com o avançar dessa história. Onde a junção dos tecidos, os bordados, os traços, os delineados foram se fazendo e se construindo diante dos meus olhos, diante das minhas mãos. Me vi ali como um Mozart, regendo a sua batuta/agulha, numa orquestra/máquina/tecidos/manequins. Me senti um Pablo Picasso com seus pinceis/agulhas tingindo a tela/tecido de sonhos cubistas onde a realidade tantas vezes rejeitada, nada mais era do que a realidade introjetada.
Cada dia que se passa, o encantamento se torna concreto diante de uma realidade em que colegas do Curso de Design de Moda se lançam aos mais variados temas. E auxiliados pela ferramenta da Ciência, constroem pensamentos, engendram argumentos, costuram conceitos e temas.
É lindo e poético perceber o quanto cada esforço vale a força da vida de quem se dedica a pesquisar e a construir conhecimento que venha a aperfeiçoar o existir de mulheres e homens nas formas de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O esforço que vale a força se confunde com ciência e com a vida. O sentir rompe de um estágio de imaturidade para o estágio de compreensão. Iluminá-se no campo ideário a noção de que a vida das pessoas tem problemas e esses devem através do design de moda serem resolvidos.
Sendo assim, registro aqui o quão emocionante foi a semana de TCC II do referido curso onde 29 estudantes se prontificaram a dar sua colaboração em busca de uma realidade vivida mais prática, estética e simbólica.
Obrigado alunos da Disciplina TCC II do 6º período do Curso de Design de Moda da UTFPR - Apucarana, por tamanha nobreza. A música popular brasileira, a cultura, a ciência, o meio-ambiente, a economia, a indústria, a 3ª idade, a infância, a juventude, a saúde física e psicológica, agradecem cada momento investido nessa jornada. Parabéns pelo feito. Vocês nos orgulham profundamente!
Um vídeo que me inspira e que me enche de esperança quando penso no meu propósito é o que vocês poderão tomar conhecimento a seguir:
Desejo que vocês se encantem cada dia mais com as escolhas que vocês fizeram queridos leitores e amigos/colegas do mundo da moda. Desejo um maravilhoso fim de semana para todos! .
por favor, mude a cor do site. São muitas informações e o contraste de cores é não é bom.
ResponderExcluir