domingo, 11 de agosto de 2013

PRESENTE DO DIA DOS PAIS

Numa conversa que tive com o meu sobrinho de 13 anos, Jefferson Dantas, descobri algo que certamente revolucionou minha vida na atualidade, ACESSO. De acordo com o Dicionário Aurélio, ACESSO é substantivo masculino que significa aproximação, chegada, entrada: porto de difícil acesso; Ou Estado patológico transitório: acesso de tosse. No nosso diálogo tentávamos convencer um ao outro sobre o que impede o crescimento intelectual de uma pessoa. Ele me argumentava que as escolas sucateadas e localizadas nas periferias da cidade, assim como o trabalho atrapalham esse tipo formação. Do meu ponto de vista, argumentava que era tudo apenas uma questão de QUERER. Quando se quer algo, você vai e faz, simples assim. Mas não descarto tudo o que foi exposto pelo meu estimado sobrinho. Ele tem razão em uma série de coisas. O trabalho possivelmente em inúmeras situações sufoca a possibilidade de se lançar num curso ou qualquer setor de estudo. As escolas de periferia podem, possivelmente com a violência e falta de recursos, impedirem os estudantes de vislumbrarem um futuro promissor. No entanto, essa realidade violenta não é característica apenas da periferia, considero que ela está em todos os espaços da cidade. E que esse quadro tão alarmante sirva positivamente para abastecermos o nosso fomento por mudanças positivas na educação, saúde e todos os outros setores estruturais de nossa existência. Sabe-se que pela educação temos todo o encaminhamento necessário para uma vida promissora e cheia de regalos. Mas nessa crença habita uma outra que está se cristalizando a cada dia como se fosse uma máxima, a de que educação só, e somente só, se faz nas salas de aula. Acredito que a escola tem esse papel fundamental na inserção de qualquer ser na sociedade de classes. Porém, altruísmo, fidelidade, honestidade, lealdade, ética, proatividade e, acima de tudo, autoestima, são responsabilidades dos genitores. É no lar, que essas atividades e lições, são lançadas, cultivadas e reafirmadas. O fato de em uma casa se configurar como um lar já está intrinsecamente agregado grande parte desses elementos acima citados. Entendo que a água é de acesso limitado para muitas pessoas. Entendo que comida tem o seu acesso limitado a muitos seres. Entendo, também, que muitos de nossos semelhantes não tem acesso a visão, a audição, ao tato, a auto locomoção e inclusive ao desenvolvimento cognitivo, por uma questão de patologia ou mesmo de um indesejável acontecimento que a vida os condicionou. No entanto, todos eles tem, de algum modo, ACESSO a leitura, seja ela em imagem, em braile ou em áudio. Desde o mais sedento ser da terra, até ao mais limitado fisicamente, a ciência da educação e da medicina, entre tantas outras áreas do conhecimento, tem proporcionado métodos de acesso ao conhecimento intelectual e a formação integral do cidadão que antes nunca fora acessado. Com a informática e o grande oceano que é a internet, constata-se que poucos surfam ou nadam adequadamente nesse universo, e a outra parte que é um número significativo da população que tem acesso a essa ferramenta, fica afogada em conteúdos que lamentavelmente pouco ou quase nada preenchem a grande lacuna da educação. No passado a educação formal era dada para pouquíssimos privilegiados. Atualmente o que mais se tem são sites com os mais diversos recursos de ensino interativo onde a um custo baixíssimo se pode aprender qualquer língua, acessar qualquer biblioteca, visitar lugares antes inimaginados e baixar livros, documentos e filmes em sua multiplicidade. Parece-me que a grande massa caiu na armadilha do aparente e foi seduzido para acreditar que a essência não importa. Quem é acometido do mal da fome, do mal da seca, das intempéries da natureza e do mal da ignorância, que possam através do conhecimento transformar essas barreiras em simples etapas do seu desenvolvimento. Marina Silva, grande personalidade brasileira, até os seus 18 anos era uma seringueira analfabeta. Hoje aos 55 anos, ela é formada em Psicopedagogia, tem um curriculum extenso na política, atuando como deputada e também ministra do Meio Ambiente. O que destaco como mais honrado em sua vida é a sua luta pelo bem comum das pessoas que ela nem conhece. Ela QUIS e ACESSOU o conhecimento. Ela se fez. Outro exemplo é o do cientista Stephen Hawking que aos 21 anos descobriu que tinha Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa. Ao invés dessa limitação pará-lo, teve efeito inverso, lhe proporcionou uma imersão ainda mais intensa no campo do conhecimento. São dele as teorias mais plausíveis e elaboradas sobre a formação e mistérios do universo. O mais fascinante desse caso é que, justamente um homem que tem em sua condição humana o fato de não poder falar e ter seus movimentos limitadíssimos, viajou e se lançou no nunca antes imaginado. Querendo descobrir mais sobre esse inestimável cientista é só assistir ao filme/biografia: UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO a seguir: 




Cito ainda o grande e admirável estadista, humanitário e Nobel de 1993, Nelson Mandela, confinado por 27 anos de sua vida em prisões por lutar contra a opressão geradora da diferença racial que seu povo sofria na África do Sul. Todos os dias ele alimentava a sua esperança de estar fora da prisão e com isso fazer o melhor para ele e para o seu povo, e ele o fez. Ele ACESSOU campos mentais que só foi possível pela insistência e educação que se propôs. Ele QUIS. Para saber mais a respeito dessa sumidade, é só assistir ao documentário  MANDELA: O HOMEM POR TRÁS DA LENDA.



 

Desejo que meu sobrinho compreenda que ele também tem razão, mas a questão vai além do que ele pensa. Espero que você leitor também pense assim, que a questão vai além do que pensamos, do que aparenta ser. Que o seu corpo seja uma dimensão transponível, que a exemplo de Hawking você possa transgredir essa dimensão e através do ACESSO ao conhecimento e a educação sua vida progrida, ultrapasse as fronteiras que por você foram delimitadas. Que esse estágio de marasmo seja superado com leitura e conhecimento, que a partir daí você faça a diferença, pelo menos para si mesmo. Desejo ainda que todos aqueles na condição de “famintos” e “sedentos”, possam suprir suas necessidades abastecendo-se de conhecimento formal, e que esse “prato feito” dê sustância e superação. Que sua atual condição se torne nada mais que um perfil de sua própria história facilmente deixada para trás, porém relembrada com muito orgulho pelo estágio vencido. Nesse dia dos pais, ao se propor em presenteá-los, pense em algo mais que um presente material que se degrada com o tempo, que seja dado um verdadeiro “tesouro da alma”. Pais, deem aos seus filhos o ACESSO aos campos da liberdade, eles merecem. Ensine-os a QUERER. Se você os agracia com essa “chave” certamente será o presente que eles também te darão nesse dia e em todos os dias vindouros da sua vida. Sei e entendo que meu sobrinho, assim como qualquer outro que se encontra nessa dimensão de achar que é apenas material a questão da vida, amadurecerá. Mas para aqueles que no momento atual entendem o que vem a ser esses QUERER e ACESSO aos quais falo aqui, parafraseando Neil Armstrong, é mais do que um pequeno passo para um homem, é um salto gigantesco de benesses para a humanidade. Feliz Dia dos Pais.


Fonte da imagem: http://dicas.gospelmais.com.br/files/2012/08/dia-dos-pais-1.jpg
 

2 comentários:

  1. Questões de acesso vão muito além do que podemos imaginar. O querer e o poder nem sempre são consequência um do outro, mas digo uma coisa: temos que ser inconformados se quisermos sair da redoma de vida que levamos, caso ela nos incomode! Porém, não só inconformados, mas também dispostos e atrevidos a agir, pois nem sempre a coragem é nossa companheira, o que não deve nos impedir de seguir a diante!

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    1. Gostei do seu depoimento Priscila, pois acredito também que quando agimos, saímos da "paralisia social" e mudamos o mundo ao nosso redor. Que vençamos sempre a covardia que nos impede tantas vezes de agir. Obrigado pela atenção!

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