Olá galera, tudo bem com vocês? Pois bem, estou aqui mais uma vez para apresentar a todos uma série de cincos posts indicando os passos para se poder criar uma marca. A todos que forem interessados, teremos cinco temas a serem desenvolvidos para se ter o bom encaminhamento da criação da sua marca. E antes de apresentarmos o passo número um, quero agradecer ao blog Modalogia por ter produzido esse trabalho tão maravilhoso que estou reproduzindo aqui para vocês. A quem interessar esse é o link do blog: http://www.modalogia.com/2014/02/25/como-criar-uma-marca-passo-5-planejamento-de-colecao/
Passo 1: O Início de Tudo
Você decidiu abrir sua marca. Pode ser um sonho de infância, uma ideia que surgiu aos poucos ou uma daquelas oportunidades para dar um novo rumo á carreira. O importante é estar muito seguro desta decisão pois estamos falando de um dos mercados mais competitivos e complexos que existem. Nunca esqueço de uma entrevista do Tom Ford em que ele falou que até a indústria de Hollywood é mais simples de lidar do que a da moda! E ele é um dos estilista mais admirados do planeta!!!
O glamour da moda engana. E muito. Mas a esta altura, você já deve saber e apesar disso não se intimidou. Ótimo! Então, vamos às dicas práticas:
O Básico: ter experiência no mercado antes de abrir um negócio. Primeiro porque faz a gente entender como as coisas funcionam na realidade (por exemplo, na faculdade ou na universidade, você perdeu horas e horas aprimorando o traço do seu croqui em Desenho de Moda I, II, II... mas na verdade, o que você menos faz como estilista é desenhar artisticamente, pois o desenho técnico é o que importa para as modelistas e costureiras confeccionarem a peça) e, em segundo lugar, porque você vai ter uma lista de contatos preciosa, que provavelmente vai ser muito usada.
O Negócio: associe-se a alguém com habilidade complementares às suas: você é muito criativa (o), tem ideias o tempo inteiro e ama ficar imersa (o) nos tecidos e aviamentos? Porém, ter um negócio significa lidar com planilhas financeiras, prazos, pagamentos, contadores, negociar com clientes... Por isso é importante ter um sócio que se dedique exclusivamente à parte administrativa. Se sociedade não está nos planos, contrate um gerente administrativo para cuidar desta parte, ou pelo menos um consultor na área. Mesmo que você se proponha a acumular funções, não caia na armadilha de tentar dar conta de tudo!
O Capital: você precisa de dinheiro não só para iniciar o negócio mas também para mantê-lo por algum tempo, então faça esse cálculo com muito cuidado. Levante o valor mínimo necessário para as despesas fixas, para a compra de materiais, para o salário dos funcionários e dos sócios por pelo menos seis meses. Foque nesta quantia e considere adiar o lançamento caso não tenha isso em mãos ainda.
O Diferencial: por que você quer lançar uma marca e o que ela vai oferecer de diferente? Não é fácil responder a essas perguntas, então pense bastante nas razões que te levaram a abrir o próprio negócio e na carência de alguns nichos do mercado. Procure sempre oportunidades para se diferenciar e fuja "com todas as forças" de ser mais um que oferece o mesmo.
No próximo post falaremos sobre produção e formatos de negócios (marca própria, varejo, atacado, e-commerce...).
Por último, vai aqui um vídeo com o mesmo tema. Trata-se de uma palestra ministrada por Leonardo Ferreira do Ferreira Studios que foca a criação de uma marca de um produto inespecífico. Selecione as dicas que mais forem satisfatórias para o tema moda. Portanto, desejo um bom estudo a todos!
Eis aqui as outras etapas:
Passo 2: o formato do negócio
Passo 3: plano de negócios
Passo 4: a produção
Passo 5: planejamento de coleção
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