terça-feira, 4 de março de 2014

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 4/5

Olá meus amigos, como vocês estão? Já avançamos bastante em relação aos estudos de como elaborarmos uma marca de moda. Estamos além da metade dos nossos estudos acerca do tema. Então passemos a etapa  4 na qual  trabalharemos com o tema Produção


Passo 4: A Produção

















O primeiro passo é saber precificar. Pense em uma camiseta, por exemplo. Seu custo inicial engloba o tecido, os aviamentos, a etiqueta, talvez o silk ou uma estampa, os impostos e a mão de obra da costureira. Um cálculo aparentemente simples, mas que nem sempre vai gerar o preço final. Custos como luz, maquinário, encargos trabalhistas, alugueis de lojas e até a verba do marketing também costumam ser embutidos e diluídos no valor de uma única peça, sabia? É por isso que esta conta envolve uma série de fatores que vão muito além do valor da matéria-prima. Um erro aqui pode comprometer seriamente o futuro de uma empresa, ainda mais para quem está começando.

Depois de entender a dinâmica desta conta, é hora de selecionar fornecedores e fazer encomendas. Lembre-se que o tipo e a qualidade dos materiais que você vai trabalhar estão diretamente ligados ao posicionamento do negócio. Não adianta querer ter o tecido mais nobre se isso implica em um custo final muito acima do que seu público-alvo estará disposto a pagar. Malhas, em geral, são mais baratas do que tecidos planos, assim como o "couro" ecológico custa menos do que o couro real. Antes de bater o martelo, pesquise bastante até encontrar os produtos que mais se adequem às suas necessidades. Com a decisão tomada, é hora de fazer os pedidos dos rolos de tecido, o material para os acessórios os modelos de roupas, etc. Novamente, é fundamental calcular a quantidade com muita precisão. Para quem não tem experiência, recomendo muito contratar uma consultoria especializada, pelo menos durante os primeiros meses. Um consultor pode orientar sobre precificação e ensinar a montar orçamento para a compra de materiais de acordo com o porte da sua marca. Por mais monótona que esta etapa possa ser, dedique bastante tempo e paciência para ela. Pode ter certeza que a recompensa por horas diante de planilhas e calculadoras "vale muito a pena".

Para se ter uma ideia de como funciona o planejamento de produção,veremos a seguir um vídeo que trata do planejamento com um software próprio de de graça no mercado. Quem nos conduzirá será o Flávio de Almeida. Bons estudos e lembrem-se de fazer as suas anotações!










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