terça-feira, 4 de março de 2014

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 2/5

Olá esse é o segundo post sobre o estudo de Como criar a sua própria marca. Vamos lá!

Passo 2: O Formato do Negócio



 No post anterior falamos sobre os passos iniciais para quem quer abrir uma marca de moda, agora é hora de discutir o formato que ela terá, ou seja, como você pretende vendê-la? Na sua própria loja física? Apenas por atacado? Via e-commerce? O investimento para cada um desses tipos de canais vai interferir diretamente no seu orçamento inicial. E a produção, como vai funcionar? Internamente ou terceirizada? Quando se produz da empresa, os custos costumam ser menores e os erros podem ser consertados mais facilmente, porém, nem sempre  investimento em espaço e pessoal vale a pena. Neste caso, terceirizar a compra, contratar facções ou costureiras pode ser a melhor solução. Depois de resolver este capítulo, é hora de pensar sobre os canais de venda.
Quando falamos em ter a própria marca normalmente pensamos também em ter uma loja. Só que nem sempre as duas coisas são viáveis ao mesmo tempo. Uma loja física envolve custos puxados como aluguel do ponto e salário de vendedores, além da renovação constante do estoque. Se o seu capital inicial é pequeno, talvez uma boa forma de começar seja vendendo em feiras itinerantes, como a Babilônia  Feira Hype, O Mercado , ou O Cluster .  Outra possibilidade é começar com o atacado. Porém, pense que o que for encomendado só vai ser pago em três meses, em média, então você vai precisar de muito planejamento para arcar com os custos durante este período. Investir na participação de feiras também pode ser um bom caminho para fazer contatos e conhecer compradores. Os APLs de vários estados costumam montar stands nos principais eventos a um custo bem camarada.
E, claro, não dá para ignorar a força da internet. Sabia que no ano passado roupas e acessórios foram os itens mais vendidos online? Isso significa que as pessoas perderam o medo de comprar sem experimentar! Montar uma loja virtual é relativamente simples, já que as plataformas de e-commerce já vem prontas, basta customizar de acordo com as suas necessidades. Porem, pense nos detalhes do ambiente online da mesma forma que pensaria no espaço físico: a ambientação (layout do site) deve ser atrativa e de fácil navegação. A política de entregas e devolução deve ser atrativa bem claras e também deve facilitar a vida dos consumidores; a divulgação via redes sociais e newsletter devem ser constante e muito bem planejada!
Se você tem dúvidas sobre qual(is) formato(s) adotar, faça uma boa pesquisa de mercado, converse com profissionais, faça workshops e cursos na área, levante custos detalhados e só depois bata o martelo pois a sua escolha vai ter influência direta  em todo o cronograma de produção.
O vídeo seguinte é do programa Alma do Negócio. Ele trás explicações acerca do modelo Canvas e como utilizá-lo para desenvolver os seus negócios com inovação.  Atentem-se às explicações de Marcelo Pimenta e bons estudos! 


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