Passo 3: Plano de Negócios
Muita gente tem arrepios ao ouvir fala em Plano de Negócios por achar que fazer um é uma das coisas mais complicadas desta vida. Não é não! Além de funcionar como um direcionamento para a empresa, ele é fundamental caso você precise buscar um empréstimo bancário ou vá arás de investidores. Se este ainda não é o seu objetivo, foque em registrar nele a descrição do seu negócio, missão, visão, valores e a lista do que é preciso para começar (do custo do aluguel da sala ao maquinário e salários de empregados, incluindo a sua retirada mensal).
Comece pelo mais simples:
A Descrição do Negócio: de forma bem resumida e objetiva, escreva sobre sua marca. Quanto mais conciso, melhor.
Missão: o que a empresa se propõe a fazer e para quem?
Visão: o que a marca almeja, ou seja, aonde ela quer chegar?
Valores: quais são os princípios ou crenças que definem a marca e a atitude de todos que estejam envolvidos com ela?
Depois dessa etapas, vem a parte que requer dados e análises numéricas, que pode ser feita com a ajuda de um profissional especializado.
Faça tudo com calma e lembre-se como é importante ter uma visão muito clara sobre as metas traçadas no plano de negócios e nunca perdê-las de vista!
OBS 01: os cursos do EMPRETEC oferecidos pelo Sebrae são uma ótima oportunidade ara quem deseja ser empreendedor. Vale a pena dar uma olhada.
OBS 02: paralelamente ao plano, você pode criar um moodboard com imagens de referência que traduzam as suas aspirações. Tudo que achar que compõe o universo da marca pode ser usado e transformado em um painel ou mesmo um boar do Pinterest, que vai ser fonte constante de inspirações!
OBS 03: se a marca já tiver o nome e um logo, que tal aproveitar para iniciar o processo de registro no INPI? Dá para fazer tudo online pelo site da instituição e o processo é muito mais simples do que parece. E para este tópico vai como dica de vídeo este abaixo, onde o professor Robson Dias te guiará na formação do seu plano. Bons estudos!
Eis aqui as outras etapas:
Passo 1: o início de tudo
Passo 2: o formato do negócio
Passo 4: a produção
Passo 5: planejamento de coleção
Nenhum comentário:
Postar um comentário