terça-feira, 4 de março de 2014

COMO CRIAR UMA MARCA - parte 5/5

Chegamos ao fim da nossa jornada. Mas para você que realmente pretende criar a sua marca, essa é apenas mais uma etapa importante para a concretização do seu sonho. Com isso, esteja bem atento como se produz uma coleção e "mãos a obra". 


Passo 5 - Planejamento de Coleção




Pesquisar materiais, criar um tema, fazer os pedidos, acertar datas de entrega com fornecedores... Planejar uma coleção vai muito além de sentar e desenhar lindos croquis (aliás, esta é a atividade menos exercida no dia a dia de um estilista) que vão se transformar em belas peças. O planejamento é uma das etapas cruciais, mas muita gente esquece que ele está atrelado a atores internos e externos da empresa, por isso quando falta organização os riscos de erros e prejuízos são enormes.

Vamos ao passo a passo correto então! Tudo começa com a pesquisa par a coleção: do tema aos tecidos, passando por aviamentos, acessórios, cartela de cores. Fazer um moodboard e escrever um pequeno texto sobre as ideias centrais ajudam bastante nesta etapa. A partir dai é começar a definir quais serão os materiais usados e a quantidade a se encomendar, assim como os modelos a se desenvolver, ou seja, qual será o tamanho da coleção. É aqui que aparecem o primeiros sinais de desperdício, pois fazer pedidos sem ter a noção exata de quanto será usado é um perigo! Outro ponto fundamental: focar no aproveitamento máximo dos materiais. 

Muitas vezes, após o corte dos tecidos, as sobras vão inteiramente para o lixo quando poderiam ser transformadas em outras peças. Geralmente, o chefe de produção se encarrega de não deixar esses desperdícios acontecerem. 

Mas se não dá ainda para pagar  o salário dele, vá para a mesa de corte e só autorize a primeira tesourada depois de ter a certeza que as sobras serão mínimas.

Paralelamente a isso, é muito importante pensar no mix de produtos oferecidos para maximizar o consumo. Por exemplo, uma determinada estampa pode vender mais se aparecer em diferentes peças (vestido, blusa, saia, top...) e estiver coordenada com cores que combinem entre si (calça lisa + top estampado ou saia estampada + blusa lisa). A estratégia é sempre oferecer "famílias" de produtos para o cliente e deixá-lo com mais opções de compras. Outra dica preciosa: criar produtos-chave, mais conhecidos como "bate-caixa", e que vão ajudar bastante no faturamento. Eles devem ter um custo baixo de produção, podem estar presentes em todas as coleções e subsidiar várias outras peças mais elaboradas.

Por fim, tenha sempre um calendário hiper organizado e trabalhe com ele de duas formas: pensando nos prazos de entrega e distribuição, e nas datas comemorativa (Dia das Mães, Namorados, Natal, etc.) O primeiro item está diretamente ligado ao lançamento da coleção e ao período de liquidações. Lembre-se que para determiná-los é preciso ter estoque em dia e nenhum atraso nas entregas. Já o segundo merece atenção por se tratar de eventos que requerem ações extras e/ou produtos especiais, e gerarem um volume maior de vendas. Pense em tudo isso com cuidado e não caia na tentação de "liquidar porque estão todos liquidando" ou antecipar um lançamento só porque "todos já lançaram". Acredite respeitar seu planejamento vale muito mais para a saúde do negócio do que agir como "maria-vai-com-as-outras".

 O presente link: 
http://www.youtube.com/watch?v=EgPqg2t62wc é uma explicação das etapas e de como funciona o desenvolvimento de uma coleção. 

E este vídeo é um exemplo de como se elabora a primeira parte do planejamento de uma coleção.



 Bom trabalho a todos! 








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